Hoje vamos falar de um assunto muito pouco comentado. afinal, para usar o auto acompanhamento de um teclado é preciso aprender a programá-lo. muitos não conhecem a fundo os recursos de seu próprio teclado e isso prejudica muito quem quer mostrar o que sabe usando essa ferramenta importante que dá uma embelezada na execução. pois, os arranjos que o auto acompanhamento produz é muito lindo.
É bom que se diga que não é muito fácil utilizá-lo. pois, numa música em que a execução soe com muitos sons desencontrados e que não apareça o essencial que é a harmonia e a melodia de nada vai adiantar usá-lo. por isso, aqui vai algumas regras importantes pra quem usa com frequência esse recurso.
- Abaixe o som do auto acompanhamento
- Aumente o volume das teclas do teclado
- Ligue a sensibilidade das teclas se houver.
- Adapte numa altura legal o "Chorus" do instrumento.
- Adapte o som para uma performance legal usando a oitava que houver o timbre mais brilhante para fazer a melodia e a que tiver um som mais fino pra fazer a harmonia. use e abuse desse recurso.
- Escolha um efeito de "Reverb" que mais lhe agrada. e use um som que traga mais realidade a sua execução. utilize timbres que tenha suas melodias num tom bem vivo e que apareça bem. alguns timbres quando usados fazem o acompanhamento do teclado ganhar um destaque maior.
- Ajuste o tempo do andamento da música.
- Escolha o estilo que tiver mais a ver com a musica que você estiver tocando. por exemplo: se vai tocar uma musica de igreja : " use Strings para sons orquestrais" ou " Org bld para aquelas que tiverem sons de órgão".
- Alguns teclados possuem o recurso de ativar uma breve introdução e/ou finalização ao final de uma execução. use também para treinar apresentações, aquelas em que você tem que começar a tocar mais você não tem uma "intro" apropriada para fazer. isso ajuda e da um tempo pra você tomar um fôlego e se preparar pra começar a tocar.
Dicas:
- Ao usar o auto acompanhamento, você só utilizará a apenas a primeira oitava do teclado pra fazer os acordes. se sair dessa area o teclado possui algumas teclas "mudas" que não soarão. isso faz a divisão do teclado entre a harmonia e a melodia. e irá atrapalhar seu desempenho se tocar numa tecla que não sair som algum. cuidado!
- Observe que ao usar o auto acompanhamento: o teclado permite omitir algumas teclas e mesmo assim o acorde não soará incompleto. mas isso só é permitido para a harmonia. não vale para a melodia. Ok?
Nenhum comentário:
Postar um comentário