Todo aquele que quer aprender a tocar um instrumento. quando pega o instrumento diante do desconhecimento dos mecanismos que fazem você manejar o teclado da maneira correta pode estar sujeito a cometer algumas gafes. nada muito graves. mas, bem chatinhas pra quem quer aprender de verdade.
Listamos abaixo algumas:
1) Você está lá todo empolgado pra tocar uma música. e de repente.... faltam algumas teclas pra você concluir sua musica. bem, por que será que isso acontece. vejamos: o teclado é composto de teclas com dois tipos de timbres: mais graves e mais agudos. diante disso, quando você vai querer tocar uma musica geralmente pega as notas mais agudas pra tocar a melodia e as mais graves pra harmonia.
Assim: supomos que você começou a fazer a melodia na ultima oitava. você não vai conseguir concluir a musica! e por que? - por que embora possua sete notas completas. a musica toda não usa apenas notas agudas... ela pode conter notas graves e agudíssimas. por isso, a sua execução pode caminhar por um longo espaço entre as oitavas vindo a faltar notas se você começar na ultima oitava.
Então: o segredo é iniciar bem no meio do teclado. pois, dessa forma você terá um extenso numero de notas disponiveis para usar. ainda assim, você pode mudar as oitavas e explorar notas mais agudas ainda e outras mais graves ainda que ficam escondidas, se souber programar bem certinho o seu instrumento.
2) iniciantes geralmente só sabem fazer e usar a escala de "Dó a Dó" . e na verdade, tem de "Ré a Ré" , " Mi a Mi" , "Fá a Fá" , " Sol a Sol" , "La a La" , "Si a Si" .
Efeitos com escalas ficam bonito sabia. mas, usar somente a de "Dó maior" é a mais comum entre os iniciantes. a maioria não sabe que existem as outras.
3) Outra coisa é ligar o metrônomo e apressar-se.. daí você derrapa no tempo da musica. pois, você acaba acelerando demais e não consegue acompanhar o andamento certo. sabia que você não precisa ligar o metrônomo e acelerar. pois, você vai se perder no tempo e no ritmo. o certo é usar o "botão Sync" do teclado e ajustar para ele "sincronizar tudo". assim, quando você tocar o primeiro acorde na área harômnica você terá o seu andamento ajustado com sua execução. daí é só manter sincronizado.
4) Taí uma coisa que muitos iniciantes quando usam não sabem nem o por quê - os metrônomos: aquele "tic tac"que parece um relógio. só que na verdade é um sino que você ouve!
Metrônomos delimitam os compassos dentro da musica. por isso, é importante saber distribuir as notas na musica conforme o compasso indica. pois, são eles que estabelecem a existência de pausa e sequencia na musica. bem como, as repetições de notas e acordes no compasso exigido pela partitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário