- Através da partitura: A maioria das partituras já vem como parte integrante de seu contexto a marcação expressa da velocidade/ batidas em bpm da música.
- Através de tempos/bases: Como já visto, existem algumas batidas ( ritmos / estilos) que já pedem uma determinada quantidade de bpm expressa.
- Identificando através da percepção auditiva: Treine os seus dedos com mais e menos velocidade sempre respeitando o metrônomo. ele marca os tempos com precisão.
- Acelerando e desacelerando o metrônomo : Vá treinando fazer dedilhados mais lentos e mais acelerados . ora aumentando ora diminuindo as batidas do metrônomo. acostume-se a usá-lo, pois, só ele pode estimular a ativação da sua percepção musical.
- Intuição: treine sua intuição tentando achar a pulsação certa. para isso, bata as mãos e cante a música percebendo seu andamento. ligue então o metrônomo e comece treinando num andamento lento. em regra, inicie a partir do 70 bpm. e conforme você vai cantando vai percebendo se quando você toca os acordes a "Música" aparece. vai aumentando gradativamente até você perceber que ele se encaixa. vai por mim quem tem uma boa memória auditiiva com um treinamento, com o tempo, ao fazer este exercício, a percepção sonora aparece.
_____________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário