O melhor método mais eficaz para o treinamento do ritmo é com o uso do metrônomo.
ATENÇÃO:
Muitas vezes passam despercebidos alguns vícios que atrapalham completamente a vida de um músico. seja tecladista, baterista ou guitarrista. e se refere ao ato de acelerar e desacelerar nas batidas quando tentam marcar tempo utilizando a "muleta" do bater o pé no chão ou batendo palmas com as mãos.
Se você é um baterista. use as próprias baquetas pra treinar seu ritmo. mas, se você não domina a bateria, faça batuques na mesa ou em algum lugar que tenha uma certa acústica boa.
Importante lembrar que se você ainda não está totalmente acostumado com o metrônomo. saiba que ele vai dar um pouco de chatiação com os tic tacs dele. no entanto, se necessário, diminua o seu volume se incomodar demais mas não o desligue jamais. sempre toque com ele ligado. nunca esqueça de o ligar.
Não desanime mesmo. mesmo que você sinta no começo que ele está mais te atrapalhando do que ajudando. pois, esse ainda é o melhor e mais eficaz modo de treinamento de ritmo.
Obs: Não acostume-se a fazer solos sem usar o metrônomo. pois, como ja mencionado podemos nos viciar em acelerar ou desacelerar e não perceberemos o erro. o metrônomo serve como uma base.
Alguns métodos alternativos que você pode tentar:
- Estalando os dedos
- Batendo palmas
- Batendo os pés
Mas nunca se esqueça do uso do metrônomo , pois, é ele quem te dá a base regular de andamento. com os pés, mãos e estalos de dedos pode soar irregular o andamento.
Não é indicado para iniciantes o método alternativo de bater os pés ( a marcação de cadência - para contar o tempo ) pois, uma batida irregular pode prejudicar tudo.
Observação: é totalmente desaconselhável utilizar o " beat" de uma música para treinar o ritmo. pois, o " beat" ou seja, a batida, muda de acordo com o gênero musical tocado e o compasso utilizado.
Observação: é totalmente desaconselhável utilizar o " beat" de uma música para treinar o ritmo. pois, o " beat" ou seja, a batida, muda de acordo com o gênero musical tocado e o compasso utilizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário