Acorde diminuto é aquele que possui um intervalo de um tom e meio de distância entre si. assim, dizemos que tanto do 1º quanto para o 3º ; do 3º para o 5º e do 5º para o 7º grau. vemos que a distância é exatamente a mesma.
Como no acorde montado leva notas diminutas, há a presença de uma ou duas notas diminutas então, assim dizemos que o acorde se chama diminuto. como já mencionado o acorde diminuto é aquele que possui o 1º, o 3º , o 5º e o 7º grau.
Na cifra, o acorde diminuto é representado pelo sinal º ao lado do acorde. por exemplo: o acorde de Dó maior é C. para torná-lo diminuto basta deixá-lo assim Cº . mas, há quem use também C dim .
Composição do acorde diminuto:
1º grau Maior
3º grau: menor
5º grau : diminuto
7 º grau ; diminuto
Ex:
1º grau: C
3º grau: Eb
5º grau: Gb
7º grau: A
Acorde diminuto: Cº
Um fato muito interessante mencionar é que por conter o intervalo de um tom e meio entre todas as notas. isso dá a caracteristica ao acorde diminuto de você poder tocar o acorde conveniente e mais próximo ao executar uma música.
Ex: se a cifra pede o acorde diminuto (Cº) , nada impede você tocar (Aº), já que ao deslocar o acorde tanto pra cima ou pra baixo o acorde permanece exatamente o mesmo. assim, dizemos que há 12 notas musicais e apenas três acordes diminutos. pois, os outros são consequência de uns e outros.
Observe:
C° = D#° = F#° = A° do acorde Cº derivam D#º , F#º e Aº
C#° = E° = G° = A#° do acorde C#º derivam Eº , Gº e Aº
D° = F° = G#° = B° do acorde Dº derivam Fº, G#º e Bº
Acordes diminutos tem função dominante quando aplicados e por isso, podem ser substituidos acordes com função dominantes por eles. por exemplo o G7 poderia ser substituido por G#º ou Bº, Dº e Fº .
____________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário